27/01/2015

#Projetos Sociais - Editais em aberto

Fundação Salvador Arena, herdeira de todo o patrimônio do filantropo de mesmo nome, já falecido, abriu inscrições para a edição 2015 do seu tradicional edital anual de apoio a organizações da sociedade civil, denominado Programa de Apoio a Projetos Sociais (PAPS). O objetivo do edital é selecionar projetos que contribuam efetivamente para a proteção, promoção e desenvolvimento social de parcelas da população em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico, e o apoio é de até 280 mil reais por projeto. Estão disponíveis, para apoio, quase dois milhões e meio de reais.
Dos projetos a serem selecionados, seis serão de educação e outros seis de assistência social, e devem ter como abrangência a cidade de São Paulo, cidades do ABC ou outros municípios indicados no edital, checado pela ABCR. Como sempre, o edital da Fundação Salvador Arena possibilita também o financiamento de reformas e construções, se for essa a necessidade da organização.
http://www.fundacaosalvadorarena.org.br/programa-de-apoio-a-projetos-sociais-edital-2015/

Fundación Mapfre, instituição de origem espanhola ligada à empresa de mesmo nome, concede um prêmio anual como uma forma de reconhecimento a pessoas ou instituições que promovem iniciativas relevantes em prol da sociedade nas áreas científica, cultural e social. O prêmio é de 30 mil euros, mais de 85 mil reais, e organizações da sociedade civil brasileiras podem se inscrever para concorrer.
São quatro categorias de prêmios, das quais três permitem a candidatura de organizações, e a ABCR as publica abaixo:
Prêmio José Manuel Martínez a toda uma Vida Profissional
Concedido em reconhecimento a uma pessoa acima de 70 anos por uma vida profissional exemplar e prolífica a serviço da sociedade e das pessoas, preferivelmente numa atividade que coincida com os fins da Fundación.
Prêmio para a Melhor Iniciativa de Promoção da Saúde
É concedido em reconhecimento a uma contribuição significativa de entidades ou pessoas na prevenção de riscos ou acidentes e na promoção da saúde.
Prêmio a Melhor iniciativa de Ação Social
É concedido para reconhecer os méritos de uma pessoa ou entidade que realize uma ação social de destaque e eficaz em benefício de pessoas menos favorecidas.
Prêmio a Melhor iniciativa de Prevenção e Segurança Viária
É concedido em reconhecimento a uma contribuição relevante de entidades ou pessoas na prevenção e redução de acidentes de trânsito.
A concorrência aos prêmios é mundial e as inscrições devem ser enviadas, por carta, até o dia 01 de fevereiro. Informações completas sobre esse edital estão em português, neste link, e organizações brasileiras já foram vencedoras anteriormente.
http://www.fundacionmapfre.org/fundacion/pt/te-interessa/premios-sociais/default.jsp

Tiet Foundation, fundação com base nos Estados Unidos, está com edital aberto para apoiar iniciativas de organizações da sociedade civil que atuem com população marginalizada e combatendo desigualdades sociais e econômicas. O apoio é de até 5 mil dólares, cerca de 13 mil reais, e o recurso pode ser utilizado para suporte da organização.
A organização apoia iniciativa dentro da perspectiva "alto impacto, baixo custo", inclusive financiando organizações que fazem trabalho direto ou que atuem com incidência política (advocacy).
O prazo para envio de propostas, conforme checado pela ABCR, é dia 30 de março, e elas devem ser enviadas em inglês. Para saber mais sobre essa oportunidade, acesse aqui.
http://tietfoundation.org/

A revista Kosmos, de origem americana, está com um edital internacional aberto para escolher duas propostas de oganizações que estejam trabalhando parapromover a transformação em harmonia com toda a vida. O apoio é de 2.500 dólares, cerca de 6.400 reais.
As propostas apresentadas, conforme consta na página acessada pela ABCR, devem estar alinhadas com a missão da Revista, que é "informar, inspirar e engajar indivíduos e a participação coletiva na transformação global e local, em harmonia com toda a vida".
Propostas podem ser enviadas, em inglês, até o dia 14 de fevereiro (não há indicação do fuso horário, por isso sugerimos enviar até dia 13). AS informações estão disponíveis aqui.
http://www.kosmosjournal.org/news/call-for-proposals-kosmos-2015-seed-grants/

Nenhum comentário: