26Mai
Teatro
17h30
Música sem Fronteiras: Caminhos da música clássica de câmara e de orquestra
Homenageado/ Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1849). Estréia brasileira da obra Due Per Due, de Justin Dello Joio (1955)
Curadoria e Pre-Talk/ Ricardo Calderoni
Com/ Ji Yon Shim violoncelo, Kyung-A Yang piano, Maestro Andi Pereira e Orquestra de Câmara/ Camerata Cantareira.
Curadoria e Pre-Talk/ Ricardo Calderoni
Com/ Ji Yon Shim violoncelo, Kyung-A Yang piano, Maestro Andi Pereira e Orquestra de Câmara/ Camerata Cantareira.
O projeto Música sem Fronteiras / Caminhos da Música Clássica de Câmara e de Orquestra constitui-se em uma série anual de concertos de música clássica com Orquestra, Grupos de Câmara e nove solistas que têm forte presença no cenário musical internacional.O projeto destaca obras bastante conhecidas do repertório de música clássica e inclui compositores como Mendelssohn, Mahler e Gershwin, culminando em uma Mostra de Música Brasileira que contempla obras de Villa-Lobos e de compositores brasileiros de outras épocas, ao lado de obras de compositores internacionais como Vivaldi etc. Para a Mostra, será encomendada a Gilberto Mendes a obra Preconceito, que é uma manifestação contra qualquer forma de preconceito. Mendes é considerado por muitos especialistas como sendo o maior compositor da música brasileira da atualidade. Estarão presentes importantes compositores brasileiros eruditos da atualidade, os quais apresentarão suas obras ao público.
Serviço:
Data/ 26/05
Horário/ 17h30
Idade/ a partir de 12 anos
Local/ Teatro
Capacidade/ 296 pessoas
Duração/ 90 minutosEntrada gratuita
Sujeito a lotação de espaço
Retirada de ingresso com 1h de antecedência
Horário/ 17h30
Idade/ a partir de 12 anos
Local/ Teatro
Capacidade/ 296 pessoas
Duração/ 90 minutosEntrada gratuita
Sujeito a lotação de espaço
Retirada de ingresso com 1h de antecedência
Sobre Kyung- A Yang
Nascida na Coréia do Sul, Kyung-A Yang se formou na Seoul National University, indo, em seguida, para os Estados Unidos, onde obteve Mestrado em Piano e Doutorado em Arte da Música pela University of Illinois em Urbana-Champaign, sob a orientação de Ian Hobson. Participou do “The Paris International Summer Sessions” na L’Ecole Normale de Musique ‘Alfred Cortot’ em Paris. Também tocou nas aulas de Mestrado de importantes professores – como Edward Auer, Evelyn Brancart, Nelson de Lavigno, Hohn Pery e Christopher Taylor.
Nos Estados Unidos, ganhou o Primeiro Prêmio no Krannert Center por seu desempenho na Art Debut-Artist Competition. Apresentou-se como solista com a University of Illinois Symphony Orchestra após ganhar o Primeiro Prêmio no concerto U of I, assim como de vários concertos e recitais solo e de música de câmara. Recebeu várias honras na Coréia, escolhida como ‘Jovem Pianista Promissora’ pela Associação de Líderes da Música da Coréia, além de ter recebido o primeiro lugar no Concurso Internacional de Intercâmbio Cultural de Música e no Concurso Kyung-Hyang de Piano, ambos da Coréia do Sul.
Concluídos seus estudos nos EUA, ela retornou à Coréia do Sul, lecionando em várias universidades deste país e apresentando-se em concerto-solo nas várias salas da Coréia, além de ser solista da Seoul Symphony Orchestra. Em 2009, participou do “The Asia Grand Piano Concert” em Kuala-Lumpur, Malásia, onde cem pianistas da Coréia, Japão, China, Taiwan e Malásia se apresentaram juntos. Recentemente foi convidada para recital solo no Dolby Hall em São Francisco, EUA, e no Fellowship Comunity Church em São Paulo, Brasil. Kyng-A Yan, ainda, é membro da “Sociedade de Piano da Coréia” e “Piano de Câmara”.
Sobre Ji Yon Shim
Coreana radicada no Brasil, Ji Yon Shim é Doutora e Mestre em Música pela University of Illinois (EUA) e prêmio máximo Virtuosité pelo Conservatoire Supérieur de Genève (Suíça). Foi solista de orquestras como OSESP, OSUSP, Orquestra Sinfônica de Campinas, dentre outras.
Além da intensa atividade artística como camerista em duos, trios e quartetos, foi concertino da Springfield Symphony Orchestra nos Estados Unidos e espala da Orquestra São Caetano do Sul no Brasil. Também foi professora de violoncelo da Eastern Illinois University, (EUA) , da Unesp, (São Paulo), da Escola Municipal de Música (São Paulo) e da UNICAMP (Campinas). Não obstante, ela foi um dos membros fundadores do trio Puelli, além de ter participado de primeiras audições de várias obras de compositores contemporâneos em festivais no Brasil e também no exterior. Participou, ainda, da gravação dos CDs “Músicas de Guerra” (apoio FAPESP), “Mahler – Canção da Terra”, indicado ao prêmio Carlos Gomes 2010, "Primma" com o Trio Puelli, indicado entre os 10 melhores CDs do ano de 2011 pela Revista Bravo, e o "Sons das Américas" em 2012 .
Atualmente, além de violoncelista do grupo Hespérides (Brasil) e do Ko trio (EUA), desenvolve programas de Recitais com piano com artistas como Danieli Longo, Rosana Cevile e Kyung-a Yang (Coréia), entre outros. Ela vem desenvolvendo também uma intensa atividade de ensino na performance em violoncelo e de música de câmara na Faculdade Cantareira em São Paulo.
Sobre o Maestro Andi Pereira
Regente titular da Camerata Cantareira, Andi Pereira iniciou seus estudos musicais em 1979 com os maestros Manuel Luís Mota Dias e João Neto Santana. Em 1982, ingressou como aluno da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA. Em 1986, ganhou uma bolsa de estudos do governo russo para o curso de graduação em regência de orquestra e ópera no Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov de São Petersburgo – Rússia. Em 1993, recebeu o título de Mestre pelo mesmo Conservatório. Foi aceito, neste mesmo ano, para um estágio junto a Orquestra Filarmônica de Novosibirsk, sob a orientação do reconhecido maestro russo Arnold Katz.
Retornando ao Brasil, foi convidado pelo governo do estado do Pará a radicar-se em Belém, assumindo a regência da Amazônia Jazz Ensamble – Fundação Carlos Gomes, que fora transformado por ele em um dos mais reconhecidos grupos de música contemporânea do país no período. Com o grupo, esteve presente em vários festivais internacionais no Brasil, Venezuela, Colômbia e Equador, acompanhando solistas nacionais e internacionais. Desenvolveu, com a mesma orquestra, um trabalho de execução de obras escritas especialmente pelos mais significativos compositores brasileiros da atualidade como Almeida Prado, Marlos Nobre, Gilberto Mendes entre outros.
Em 1996, tornou-se o primeiro regente da Orquestra Sinfônica do Pará, denominada, em seguida, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – Belém. Em fevereiro de 2000, transferiu-se para São Paulo, onde se tornou regente e professor no Conservatório Estadual Dr. Carlos de Campos (Tatuí) e professor substituto no Departamento de música da Universidade de São Paulo (USP, 2003-2004). Em 2005, retorna a Porto Alegre, tornando-se regente do Coro do Seminário Arquidiocesano de Porto Alegre, atividade que realiza até 2007, período em que se dedicou à música coral sacra. Hoje, Andi Pereira integra o corpo docente da Faculdade Cantareira e é convidado de honra para reger a OSPA.
Sobre a orquestra de Câmara / Camerata Cantareira
Sob a batuta do maestro Andi Pereira, a Camerata Cantareira (composta por 16 músicos) é uma das principais orquestras brasileiras voltadas para a divulgação e o desenvolvimento de repertório erudito brasileiro. Atua, também, com repertório clássico europeu amplamente conhecido, o qual é apresentado regularmente em sua programação. A Camerata Cantareira é mantida pelas Faculdades Integradas Cantareira
Sobre o Curador Maestro Ricardo Calderoni
Premiado internacionalmente, o maestro, compositor e violonista, Ricardo Calderoni, possui mestrado realizado em Nova Iorque - Master in Music Theory and Composition - New York University. Concluiu 3 cursos de Bacharelado/ Regência , Violão e Composição Erudita. Além disso, Calderoni tem se apresentado na America Latina, Europa e Estados Unidos, em teatros como Carnegie Hall em Nova Iorque; Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington DC; Auditório Ibirapuera em São Paulo, entre outros.
Regeu as orquestras "Astoria Symphony Orchestra" em Nova Iorque; "Wasa Sinfonietta", na Finlândia e, no Brasil, a orquestra "Kalinka"; a orquestra "Lestro Armonico"; e a "Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo". Também regeu em Nova Iorque o coral da Wind and Fire Ensemble no espetáculo “Life is a Dream”. Foi o primeiro compositor da história da música a compor um Concerto Duplo para Violão, Clarineta e Orquestra, estreado em 2012 com os solistas Fábio Zanon (violão) e Luís Afonso Montanha (clarinete). O coral Oratorio Society of New York, vencedor de Grammy, apresentou a estreia mundial de sua obra para Coral, Quatro Solistas e Orquestra em 2012.
Estudou regência com Roberto Tibiriçá, Luthero Rodrigues e Sergio Chnee. Posteriormente, completou seus estudos de regência com George Stelluto, Vicent La Selva e Otto-Werner Mueller, na Juilliard School of Music. Estudou composição com os compositores Justin Dello Joio, Julia Wolfe e Ronald Sadoff na Universidade de Nova Iorque. No Brasil, estudou composição com Hermelino Neder e violão com Paulo Bellinati, Ulisses Rocha e Henrique Pinto. Leciona Harmonia, Contraponto, História da Música, Teoria Musical, Canto Coral, Violão, Composição e Regência.
Também é sócio e diretor da Brasil Produções, onde desenvolve projetos internacionais e de divulgação da cultura musical brasileira. Ricardo Calderoni, por fim, é curador da série anual de concertos de música clássica e de jazz no Centro da Cultura Judaica.
Repertório
Primeira Parte
Cello/ Ji Yon Shim
Piano/ Kyung-A Yang Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1849)
Piano/ Kyung-A Yang Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1849)
Sonata para Cello e Piano em Ré Maior, op. 58
Segunda Parte
Orquestra de Câmara/ Camerata Cantareira Solista
Solista - Cello/ Ji Yon Shim
Solista - Cello/ Ji Yon Shim
1. Matheus Bittondi - A história social das drozófilas
2. Edmundo Villani - Cortes A Catedral da Sé
3. Piotr Ilich Tchaikovski - Andante Cantabile para orquestra de cordas op. 11
4. Mozart Camargo Guarnieri - Ponteio e Dança – para violoncelo e orquestra de cordas
2. Edmundo Villani - Cortes A Catedral da Sé
3. Piotr Ilich Tchaikovski - Andante Cantabile para orquestra de cordas op. 11
4. Mozart Camargo Guarnieri - Ponteio e Dança – para violoncelo e orquestra de cordas
Estréia de Due Per Due, de Justin Dello Joio.
Local: Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire, 2.500
(Ao lado da Estação Sumaré do Metrô)
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