26/08/2014

EDITAIS DE PROJETOS

Últimos dias para se inscrever nos editais da Fundação Boticário

18 de agosto de 2014

Ainda dá tempo de se inscrever nos editais da Fundação Grupo Boticário. Instituições com foco na preservação ambiental de biomas das regiões Sul e Sudeste do Brasil, interessadas em receber incentivo financeiro para o desenvolvimento de seus projetos, devem fazer suas inscrições para concorrer ao edital até o dia 31 de agosto.
A Fundação está com dois editais abertos. Um deles é o Edital de Apoio a Projetos de Conservação, que selecionará pesquisas realizadas para preservação de biodiversidades características da região Sul: o Pampa, os Campos Sulinos e a Floresta com Araucárias. O segundo é o Edital Biodiversidade do Paraná, que prioriza pesquisas desenvolvidas no trecho paranaense do Lagamar e na Floresta com Araucárias.
Ambas as iniciativas procuram apoiar o desenvolvimento de trabalhos que contribuam efetivamente para a conservação da natureza e que estimulem a criação ou implementação de políticas públicas conservacionistas.
Pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não governamentais, fundações ou associações privadas podem concorrer ao edital. As inscrições devem ser realizadas no site da fundação. Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações é necessário entrar em contato pelo e-mail edital@fundacaogrupoboticario.org.br.


Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero recebe inscrições até 30 de agosto

08/08/2014
O Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – 4ª edição, que tem como tema “Mulheres e Agroecologia”, recebe inscrições até 30 de agosto.
O tema deverá ser abordado dentro de algum dos seguintes tópicos: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica; saberes tradicionais e sistematização de experiências; políticas públicas; organização social; articulação em redes e convivência com os biomas. Serão premiados trabalhos em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de experiências e Memórias. O resultado será divulgado em dezembro de 2014.

O edital completo e as fichas de inscrição podem ser encontrados no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário <http://www.mda.gov.br/sitemda/nead-edital-margarida-alves-2014#overlay-context=neadedital-margarida-alves-2014>


O Prêmio é fruto da articulação entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais - CNMTR/Contag, MMC, MMTR/NE, MIQCB, FETRAF-Brasil, SME/CNS e Setor de Gênero/MST.


SAVING BRAINS

Está aberto o segundo edital do “Saving Brains” para novos projetos que tragam soluções inovadoras que visem resolver problemas ligados à Primeira Infância, cuidando dos aspectos emocional, cognitivo e social da criança pequena. 
 
O Programa “Saving Brains” (salvando cérebros), do Grand Challenges Canada, é voltado à promoção do desenvolvimento infantil durante os primeiros mil dias de vida, incluindo o período da gestação, e financia ideias inovadoras. 

Podem participar da seleção ONGs, universidades, além de empresas, prefeituras e governos, desde que tenham parcerias com instituições da sociedade civil organizada. Para os candidatos brasileiros, o Saving Brains disponibiliza o financiamento tipo Seed Grants, que apoia projetos, com valores até CAD$ 250 mil, que correspondem a, aproximadamente, R$ 520 mil. 

Os interessados podem enviar os projetos, em inglês, até o dia 8 de setembro de 2014, diretamente ao site do Grand Challenges Canada.​

O Grand Challenges Canada já investiu cerca de 28,6 milhões de dólares em quarenta iniciativas do “Saving Brains”, em países de baixa e média renda. Em 2014, serão US$ 6 milhões investidos nesses países inclusive o Brasil.

O Brasil tornou-se um país elegível para o Programa graças à parceria entre a FMCSV, que além de investidora, atua no monitoramento a implementação das iniciativas, o Grand Challenges Canadá e a Fundação Bernard van Leer. O primeiro edital para projetos brasileiros foi anunciado no dia 12 de novembro de 2013, no Canadá e no Brasil, tendo as inscrições aceitas até 16 de janeiro de 2014. Mesmo tendo sido um curto espaço de tempo, em um período difícil, como o final de ano, o Saving Brains recebeu 23 propostas brasileiras, o que correspondeu a quase 20% do total de inscrições do mundo todo. 

Das 120 inscrições, foram pré-aprovadas 14 propostas, das quais 3 delas são projetos brasileiros. Em junho foi realizada uma reunião de negociação com todos os representantes dos projetos pré-aprovados. O informe final sobre os projetos aprovados será feito no início de setembro de 2014.​

Nenhum comentário: