23/02/2015

Calendário de afro-eventos de março de 2015

Estamos lhe enviando o calendário de afro-eventos de março de 2015 e solicitamos que além de comparecer e prestigiar com a vossa presença, distribua este calendário em vossa rede.
Mo jubá! Axé!
Paz e bem Afro
Guilherme Botelho Junior – siga-me no FACEBOOK
(11) 9.8049-7256

S A N T O R A L
DIA 14 – Morre Antonio de Noto – Antonio Etíope, venerado como
Santo Antonio de Categeró.
M E M Ó R I A  DO  M Ê S
DIA 08 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
DIA 18 – Aniversário natalício de Dom Eduardo Vieira dos Santos, primeiro negro bispo católico do estado de São Paulo.
DIA 21 – Dia Internacional de luta pela eliminação da Discriminação Racial.
DIA 25 – Abolição da Escravatura em Baturité-Ceará (1883).
DIA 28 – 35 anos da criação do QUILOMBOHOJE (1980).
DIA 30 – Conquista do direito de voto para negros nos EUA (1870).
E  V  I  O
É urgente e absolutamente necessário que as entidades negras cristãs e católicas como as Pastorais Afro, Irmandades, Congadas, Guardas de Moçambique, Reisados, Grupos de Animação, Combonianos, Consolata e, todas e todos Agentes de Pastoral Afro, se unam para formar e fortalecer o agir de negros e negras brasileiros no seio do cristianismo e dar com seu testemunho de fé, caridade e fraternidade em proposta evangelizadora que nos leve a ser reconhecidos, aceitos e participes nas decisões da Igreja como um movimento religioso sério e comprometido com o povo de Deus.
R E C A D O
DIAGNÓSTICO DA INJUSTIÇA
Analisando a segurança no Brasil, constata-se que apesar da fragrante exceção, observa-se avanços pontuais e localizados na diminuição de certos crimes, seja no aumento da coordenação e da transparência em um ou outro aspecto. No geral, a polícia mata demais, é ineficiente no atendimento à população e nas investigações, tem setores racistas e corruptos, além de outros que desprezam leis e regulamentos. Como se não bastasse, as corporações perdem tempo e desperdiçam recursos com rivalidades entre si.
A situação que vivenciamos é resultado de uma série de politicas descontinuadas e de uma tradição brasileira de falta de dialogo entre as instituições responsáveis por preservar e aplicar a Lei. É cada um na sua. E tudo vira jogo de poder e vaidade.
As polícias, não se encontram sós nesse quadro tenebroso, em cujo verso estão os baixos salários, treinamento deficiente, metodologia de atuação, falta de equipamentos e o duro enfrentamento de criminosos cada vez mais organizados e armados, que não vacilam em atirar, na certeza de que, ao escaparem vivos de um cerco, dificilmente serão pegos através de uma investigação.
O embrutecimento, para não dizer selvageria dessa polícia é também o reflexo da sociedade brasileira, uma nação em que se banalizaram o assassinato, o racismo, a intolerância, o desrespeito às leis e a corrupção. O que deveria causar assombro e repúdio virou folclore ou coisa do Brasil.
Apesar dos 26 anos de democracia, somos capazes de se imobilizar mais pelos simpáticos cartunistas mortos em Paris – Charlie Hebdo -, assassinatos de jovens negros norte-americanos, do que pelos milhares de jovens negros brasileiros mortos pelas polícias militares e civis. Situação bem diferente do que se vê nos EUA.
O país está estático na área de violência. Os partidos políticos que pretendem representar as classes populares são incapazes de reconhecer a prioridade desse tema que, por outro lado, é absolutamente central no cotidiano das massas, para as quais essa é questão de vida ou morte, de retornar ou não vivo em casa, de como sobreviver a abordagem policial.
Nos EUA, a coisa começou a mudar quando os governos tiveram que pagar gordas indenizações para vitimas e/ou seus familiares de violência policial. Aqui, estudiosos tem proposto o fim do vinculo e do espelhamento organizacional entre PM e Exército, e criar o ciclo completo, quando uma só polícia faz o trabalho preventivo, ostensivo e investigativo. Mudanças significativas não podem ser feitas sem reformas do modelo que está em vigor.
A desmilitarização é importante e, depende de pressão popular, porque o Congresso funciona por inércia e tem muita representação de setores que são contrários as mudanças. A bancada da bala, formada por parlamentares que pregam medidas como maioridade penal e pena de morte, promete barrar avanços nas mudanças estruturais desta polícia capenga. Os exemplos de ineficiência na divisão do trabalho policial são cristalinos. A PM atua na prevenção e no patrulhamento, a Civil ou Judiciária investiga, tudo com troca de informações mínima. A simples criação de bancos de dados conjuntos revelou-se uma epopeia. Os resultados: 8% dos delitos resolvidos.
É impossível pensar no desenvolvimento do país com taxas de homicídio como as que temos. É uma tragédia que, para ser combatida, precisa de um esforço interinstitucional. É urgente a necessidade de uma articulação das áreas de desenvolvimento social com a polícia e a Justiça.
A urgência se deve ao genocídio implantado no Brasil. O caso das mortes é muito, muito grave, em uma pesquisa que avaliou 300 processos de óbito por intervenção policial, 99% dos autos que chegaram ao MP foram arquivados. Não é mera coincidência que um representante da bancada da bala, o deputado estadual Coronel Telhada (PSDB) ao ser entrevistado pelo jornal The New York Times, se expressa sorridente que matou “30 bandidos” ao longo de sua carreira.
Já não mais suportamos conviver com a institucionalização da “incompetência” dos que devem ser os representantes legais. Na maioria das vezes a impunidade está presente claramente no agir destas instituições, causando verdadeira distorção entre o ideal de punir o contraventor e o resultado efetivo de demoradas e complexas ações penais;
Outra questão é apesar de não faltar dramas humanos pontilhados de injustiças bem perto de nós; nem por isso nos envolvemos. Temos sempre uma boa razão para justificar nossa omissão, nosso não envolvimento com os sofrimentos alheios. Ubuntu, uma filosofia africana declara: se um membro sofre, todos os demais sofrem com ele. Cristo Jesus se solidarizou conosco e assumiu nossas dores e as carregou em seu corpo, deveria ser esta a nossa referencia.
Onde está teu irmão? Está pergunta feita por Deus a Caim, depois do assassinato de Abel, continua a ser feita a cada um e a cada uma de nós também, desafiando-nos a ficarmos atentos às situações vividas pelos outros, não buscando apenas o próprio bem.
C  A  L  E  N  D  Á  R  I  O
Não deixe vago o seu lugar!
=====================================
DIA 01 às 10H
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA NO RITO ROMANO INCULTURADA EM ESTILO AFROBRASILEIRO – CELEBRAÇÃO AFRO
Realização: Comissão de Festa do Rosário
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito da Penha
Largo do Rosário s/n° - Penha
====================================
DIA 01 às 11H
Missa solene de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro
Realização: Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro (ereta em 1640)
Local: Santuário de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro
Rua Uruguaiana n° 77 – Estação Uruguaiana do Metrô – Rio de Janeiro
Visite o MUSEU DO NEGRO no prédio anexo ao Santuário
==============================================================
DIA 08
DIA internacional DA MULHER – momento de profunda reflexão
PALESTRAS E OFICINAS
Realização: Pastoral Afro ACHIROPITA (27 ANOS)
LOCAL: Paróquia de Nossa Senhora de Achiropita
Rua 13 de maio n° 478 – Bela Vista
============================================================
DIA 14 às 19H
Cineclube AFRO E SEMBENE E COJIRA
Mostra de cinema Africano e Afrodescendente
Realização: FÓRUM ÁFRICA
Local: Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo
Rua Rego Freitas n° 350 – sobre-loja
Apoio: AJSP; COJIRA; CASA DAS ÁFRICAS; CABELAS FALANTES
C A T R A C A  L I V R E!
============================================================
DIA 14 às 21H
BAILE: A NOITE DO TAPETE VERMELHO
traje: ESPORTE
realização: Eduardo J. Oliveira (facebook)
local: Galeria Metropole
Av. São Luis n° 187 - loja 20
contato: (11) 3231-1193; 9.7321-1285; 9.9342-4085
=======================================================
DIA 15 às 10H30
MISSA Solene em Ação de Graças a São Benedito
Realização: Irmandade de São Benedito da Praia Grande e de São Paulo
Local: Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia
Largo de Santa Ifigênia s/n°
==============================================================
DIA 27 às 19H
Batuque matriarcal
Realização: Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro – tricentenária
Local: Espaço Cultural do Beco do Rosário
Rua Uruguaiana n° 77 – Estação Uruguaiana do Metrô – Rio de Janeiro
Visite o MUSEU DO NEGRO no prédio anexo ao Santuário
=======================================================
DIA 28 às 14H
9° EDIÇÃO DO SAMBA DO ROSÁRIO
Realização: Comunidade de Samba Largo do Rosário da Penha de França
Local: Largo do Rosário da Penha s/n°
Penha
=============================================

Nenhum comentário: